quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Introdução
     
 
Eixo temático: Terra e Universo
 
Tema: Planeta Terra- características e estruturas
 
Ano/série: 6º ano/ 5ª série
 
Sondagem: Instigar o aluno, para construir o conceito solicitando varias figuras e lançando diversas perguntas relacionado ao tema TERRA.
 
Problematização: Lançar questões para eles responderem e buscar respostas para solução das mesmas. Como: 
Será que se cavarmos na terra o que tem lá em baixo. 
Como será o planeta no meio? É mole? 
 
Contextualização: Abordar o aluno sobre a Terra como é sua formação, o que tem ao seu redor, e como é constituída toda a terra por dentro, o magma influencia o que na superfície terrestre? e todo conteúdo. 
 
Busca: Solicitar uma pesquisa e figuras relacionadas a terra.
 
Aprendizagem significativa: como os alunos resolveram as questões e a pesquisa que fizeram se são relevantes e que podem ser explicadas construindo uma história.
 
Sistematização: Resumo-solicitar um resumo onde os alunos vão escrever o que aprenderam.
 
Aplicação: as pesquisas foram lançadas como questões, livros e figuras para ser montado em sala com os colegas montando assim um contexto explicativo. 
 
Resolução. Ao final de todo contexto foi colocado novamente as questões para que os alunos respondessem de forma mais coesa e que eles pudessem construir o conteúdo contextual e de conceitos construído com as figuras e trechos de textos trazidos por eles, isso conclui que a sua vivencia e busca de cada peça do assunto fez com que eles juntassem o quebra-cabeça e montassem o aprendizado. 

Uma sugestão  de atividade:os alunos criarem um modelo de como é a Terra por dentro, mostrando suas camadas, com bolas de isopor e papel machê, cortada ao meio demonstrando como é formada. Depois pode até ser exposto em feira de ciências ou para outras turmas somente.
 
 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Enviado pela professora Erci

Planejamento de aula

Planetas e o sistema solar:
 
 
Objetivos
- conhecer os conceitos básicos de astronomia - movimentos de rotação e translação
- conhecer os planetas do sistema solar 
- compreender a lua como satélite natural 
- conhecer as fases da lua, o que são os eclipses lunares 
- compreender sobre o Sol, estrelas e suas características 
 
Métodos
- Investigação do conhecimento de cada aluno 
- Compartilhamento de Experiências 
- Leitura do Livro
- Pesquisa em grupo sobre o tema
- Elaboração em grupo de perguntas para serem trocadas entre os grupos e respondidas após debate
- Apresentação de vídeos e Slides coletados na internet ou documentários sobre o sistema solar
 
Avaliação 

- Avaliar a contribuição de cada indivíduo na construção do conhecimento ( através da investigação e debate ) 
- Analisar o interesse e a criatividade em elaborar perguntas e respostas 
- Após a apresentação do vídeo e/ou slides realizar novo debate sobre os novos conhecimentos adquiridos
- Solicitar que descrevam em forma escrita estes conhecimentos 
- Avaliar a elaboração de maquetes que representem o sistema solar 
- Aplicação de avaliação com perguntas elaboradas pelos grupos. 
 
 
 
 

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Aplicativo para Celular - Planetário Portátil

Encontrei um aplicativo muito interessante para que possamos conhecer a localização dos planetas e estrelas!
Quem tiver celular Android ou IOs pode baixar gratuitamente e acessar!

http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/s/star-chart.html


Convido a todos para testar !

Abraços

Profª Erci

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

 
Sírio (Sirius, α CMa, α Canis Majoris, é a no , com uma de −1,46, localizada na de . Pode ser vista a partir de qualquer ponto na , sendo que, no faz parte do . A melhor época do ano para observação situa-se em meados do mês de janeiro, quando atinge o meridiano à meia-noite. Na bandeira do Brasil, Sirius representa o Estado de Mato Grosso.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013




Minha experiência com a leitura 



Uma das situações escolares que mais me marcou nos primeiros anos como estudante, foi que os alunos da minha escola tinham que quase todos os dias ler um pequeno texto, onde me lembro bem, a professora fazia as devidas correções,inclusive, tínhamos uma avaliação de leitura.Ficávamos sentadinhos em um banco comprido do lado de fora da sala e a professora chamava um por um para ler um pequeno texto. O engraçado é que esta avaliação era a única que me deixava apreensiva. Com certeza este fato colaborou muito para que eu tivesse o gosto que tenho hoje pela leitura.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013


                                                                     Estrela Sirius
                                          duas vezes maior que o Sol e 20 vezes mais brilhante.