Minha experiência com a leitura
Uma das situações escolares que mais me marcou nos primeiros anos como estudante, foi que os alunos da minha escola tinham que quase todos os dias ler um pequeno texto, onde me lembro bem, a professora fazia as devidas correções,inclusive, tínhamos uma avaliação de leitura.Ficávamos sentadinhos em um banco comprido do lado de fora da sala e a professora chamava um por um para ler um pequeno texto. O engraçado é que esta avaliação era a única que me deixava apreensiva. Com certeza este fato colaborou muito para que eu tivesse o gosto que tenho hoje pela leitura.
Ler e escrever... Quando pensamos que temos que fazer isso e pra mim como uma viagem que nos dá prazer entre as linhas de um autor, podemos então descobrir histórias que os faz pensar melhor, ter melhor opinião sobre diversos assuntos e outra melhor que eu acho é de poder realmente viajar por lugares que fora construído por personagens e o destrinchar de uma história. E quando lemos resumos científicos descobrimos que existem pesquisas que trazem descobertas muito interessantes e de como foram realizadas acrescentando-nos o poder científico e poder de argumento na ciência. A descoberta deste mundo de letras e argumentos nos faz pessoas diferentes. Como os depoimentos que nos foram relatados isso é pessoal à descoberta não é imposta, mas começa de atividades escolares que podem motivar os alunos. Lembro-me que quando comecei a ler livros diferentes fora das recomendações escolares tive melhor poder de escrever que, enfim acho um foco importante para ser completada a finalidade de ler em consequência escrever.
ResponderExcluirMinha experiência com a leitura e a escrita ficou mais intensa na adolescência. Lembro-me de ter um diário onde anotava minhas atividades diárias e também escrevia poesias e contava histórias. Dividia e compartilhava minhas escritas com uma amiga, que também escrevia e que depois estudou e se formou em letras. Na escola lembro-me ter tido uma professora que só nos passava a leitura de livros de José Alencar. Por azar, ela lecionou para mim durante muitos anos. Não que não gostasse da leitura, mas o estilo era cansativo e monótono, naquela época perdi a chance de conhecer outros autores e mais importante, outros estilos, que vim a conhecer posteriormente.
ResponderExcluirCom o passar do tempo, cresceu meu interesse pela leitura e atualmente tenho grande prazer na leitura, principalmente em se tratando de assuntos relacionados à ciência e ao estudo, nas pesquisas que realizo sobre temas variados. Uma grande parte de minha leitura foca principalmente material de trabalho e a elaboração de planejamento de aulas, com profundidade e atualidade que possa trazer o melhor aprendizado aos meus alunos.
Esta é a minha experiência.
Professora Erci Taddei Boccuzzi